Os Conselheiros Diretores da Associação de Bombeiros Militares do Norte e Noroeste Fluminense, estiveram reunidos com o Coronel BM Leandro Sampaio Monteiro, Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, no Quartel do Comando Geral, nesta quarta (05/11).
Nesta reunião diversos assuntos de interesse da família de Bombeiro Militar do Norte e Noroeste Fluminense, foram tratados, entre eles demandas que afligem a todos e que não são comuns aos Bombeiros Militares da região metropolitana.
A saúde não foi o tema central, mas foi citada já que a 4ª Policlínica necessita de várias especialidades médicas, e os convênios que realizam os exames radiológicos são intermitentes. No momento, estão ativos, porém os Bombeiros e seus dependentes não conseguem fazer exames de maior complexidade como a ressonância magnética – Disse o presidente Gandy.
No momento em que o país passa por uma pandemia de covid-19 os resultados dos exames de sangue devem ser imediato, mas o conveniado que presta serviço na Policlínica é da capital e demora na entrega do resultado. Assim os Bombeiros estão realizando exames de sangue em laboratórios particulares.
A 4ª Policlínica foi projetada para funcionar como um mini-hospital, mas os médicos tiram plantão na Capital quando poderiam atuar atendendo durante 24 horas por dia na policlínica. Isso evitaria que em muitos casos a família Bombeiro Militar acabasse indo parar nos prontos socorros da rede municipal.
Durante a reunião outro assunto comentado foi sobre a regularização da identidade funcional, que requer o deslocamento até ao quartel central, nem sempre conseguindo resolver no mesmo dia. A descentralização da identificação foi citada como de suma importância não só para o setor, como também para redução de custos e segurança dos Bombeiros Militares do interior bem como para seus dependentes.
Segundo o Subtenente BM Dutra, este ano o Comandante do CBA-IV, Cel BM Leonardo Couri Pinheiro sensibilizado com esse problema, e baseado no relato feito pelo Conselho Diretor da entidade, conseguiu que o setor de identificação viesse a Campos e renovasse a carteira de identidade de um grande número de Bombeiros da Ativa e Veteranos. Ainda segundo Dutra, está programado para este mês a renovação e identificação de dependentes.
Cientes das dificuldades conjunturais que passa o Estado o Rio de Janeiro, nossas sugestões e solicitações foram em sua maioria apenas de ordem administrativa, com um custo insignificante, mas de valor inestimável para a família Bombeiro Militar do Norte do Noroeste Fluminense – Comentou o presidente Gandy.
Durante a sua fala o Cel BM Leandro Sampaio Monteiro, falou sobre a compra de viaturas para atender especificamente o transporte de pacientes das policlínicas, tanto local quanto para o hospital central.
Sobre o atendimento de emergência e hospitalar, o Cel BM Leandro Sampaio Monteiro, disse que pretende aumentar o tempo de internação de pacientes de 24 horas para 7 dias, junto as clínicas e hospitais conveniados na região.
Perguntado sobre o concurso para Bombeiros, o Comandante falou que ainda este ano realizará concurso para Bombeiros Temporários e o concurso para Bombeiro de Carreira acontecerá em Abril do próximo ano.
Ao final da reunião o presidente da Associação agradeceu pela recepção e entregou ao Comandante Geral uma cesta de doces típicos da região, depois posaram para uma foto histórica.